segunda-feira, 14 de maio de 2012

Entre Perdas e Ganhos...

O ser humano é egoísta quando se trata de perdas e ganhos. Quer um enorme exemplo? Ganhe em uma loteria! Você dividiria comigo? Ou se você perdesse alguém de tamanha importância pra ti, o que você faria? Como reagiria?  Não sabe? Só saberemos responder tais perguntas se aprendermos por nós mesmos o que realmente se trata essas duas ações tão complexas. Independentemente da resposta, muitas vezes o ganhar sobe a cabeça e demora a ser "administrado e modelado" pelo nosso cérebro, ou podemos dizer, pelo nosso ego. E se frente à um ganho nos portamos dessa maneira "hostil", faça a idéia de uma perda de um objeto querido. Faça uma idéia da perda de alguém que você passou momentos inesquecíveis.  Pois é . Porém se ampliarmos nossa visão, observamos que as perdas e os ganhos fazem parte de um mesmo processo e que não há como escalarmos o crescimento pessoal sem passarmos por momentos de renúncias e sofrimentos.
Nem sempre conseguimos entender que esses momentos de dificuldades que enfrentamos são necessários para alcançarmos um ponto a mais na nossa escala de crescimento. Na nossa escala de amor próprio. Na dor não percebemos os ganhos. Não percebemos que para poder alcançar, por exemplo, a maturidade, tivemos que perder juventude, entretanto pudemos experienciar outros potenciais que, em momentos anteriores não nos eram disponíveis.
Poder olhar para trás e ter saudades, boas recordações é saudável. Mas fixar o olhar no tempo passado e não poder usufruir o tempo presente é uma maneira de negar a continuidade da vida; é se tornar velho (fora de uso) mesmo que o tempo cronológico não seja compatível. Portanto, é entre perdas e ganhos que vamos construindo nossa estrada, abrindo novos horizontes, olhando por outros lados. 
É necessário que possamos reconhecer a dor e, também, saibamos que ela faz parte do movimento constante da vida que se desenrola desde sempre.





"Um tropeço ensina mais do que o sucesso, é tudo bem mais claro agora.."

Nenhum comentário:

Postar um comentário